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O que a empresa deve fazer em caso de sinistro? Entenda aqui

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3 minutos para ler

Afinal, você sabe como agir em casos de sinistro? Geralmente, quando isso ocorre em um negócio, o desgaste emocional é tão grande que muitos empresários acabam não sabendo como agir, o que pode agravar a situação. Mas, neste artigo, acabaremos de uma vez com esse problema.

A seguir, mostraremos o que, exatamente, você precisa fazer quando ocorrer um sinistro na sua empresa, para proteger todos os envolvidos e minimizar os prejuízos. Continue lendo e tire suas dúvidas!

Comunique o sinistro às autoridades competentes

Dependendo do tipo de sinistro, será necessário comunicá-lo às autoridades competentes. Esse passo é de extrema importância para proteger todos os envolvidos no caso e, principalmente, evitar qualquer ilícito que prejudique o recebimento da eventual indenização.

Por exemplo, se ocorreu um acidente de trânsito com o carro da sua empresa, o colaborador que o conduz — independentemente de ter sido ele o causador ou não — deve acionar a polícia militar de trânsito ou o outro órgão responsável pelas vias da região. É fundamental, portanto, que você oriente todos os seus colaboradores a agir dessa forma em caso de sinistros.

Entre em contato com a central de atendimento

O segundo passo é entrar em contato com a central de atendimento da sua seguradora. A partir disso, a empresa adotará todos os passos necessários para que você possa receber o amparo que foi contratado e, se for devido, a indenização de acordo com a apólice.

Informe o que ocorreu ao seu corretor

Também é fundamental informar o seu corretor sobre o ocorrido. Inclusive, isso pode ser feito antes mesmo do contato com a sua administradora de seguros. Ele saberá orientá-lo sobre as melhores práticas a serem adotadas para evitar a perda de uma indenização, por exemplo, ou ainda a responsabilização indevida de algo.

Essa orientação é importante, principalmente, para empresários ou gestores que nunca se viram diante da necessidade de acionar uma seguradora devido a sinistros ocorridos dentro ou fora do seu estabelecimento. O corretor vivencia esse tipo de problema diariamente, logo, tem a experiência necessária para orientá-lo sobre como se deve agir em cada caso.

Verifique os fatores que determinam a indenização

Outro passo importante é verificar os fatores que determinarão a indenização. Afinal, como deve estar devidamente descrito em sua apólice, existem situações muito específicas em que ela é devida, e a falta de atendimento desses elementos pode ocasionar o não pagamento da indenização por parte da seguradora.

Quando isso ocorre, a empresa até pode tentar mover um processo contra a seguradora, mas se a cobertura não alcança o fato ocorrido, ela dificilmente sairá vencedora nesses casos. Portanto, avaliar esses fatores fará com que você evite possíveis discussões judiciais que não proporcionarão resultado algum.

Enfim, agora você sabe como agir em caso de sinistros! O passo mais importante, entretanto, é tentar manter a calma e tomar as decisões com o máximo de consciência possível, sempre baseado na apólice de seguro que determina os limites e seguranças do benefício contratado.

Então, gostou destas dicas? Agora, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas saberão como devem agir em casos de sinistro em suas empresas!

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