fbpx

Como funciona e qual a importância do seguro residencial?

seguro residencial
6 minutos para ler

O seguro residencial é uma das modalidades mais buscadas por pessoas que desejam proteger sua casa de possíveis problemas, tais como incêndios, desastres naturais e tantos outros riscos que, diariamente, circulam os lares brasileiros.

Sendo assim, trata-se de uma ferramenta imprescindível para garantir que você não seja pego de surpresa com algo que pode prejudicar o seu imóvel e, o que é pior, colocar em risco a sua família.

Se você quer saber um pouco mais sobre essa modalidade, leia este artigo, no qual mostraremos o que é essa modalidade, bem como as principais coberturas que ele oferece. Acompanhe!

O que é o seguro residencial e como ele funciona?

O seguro residencial é uma modalidade conhecida como cobertura multirriscos. Ou seja, oferece um conjunto de garantias agrupadas em uma única apólice. Esse tipo é destinado às residências individuais, como casas e apartamentos, que são utilizados como moradia ou de veraneio, por exemplo.

Todo seguro da modalidade residencial tem uma garantia básica, ou seja, uma cobertura que cobre os prejuízos sobre os eventos que mencionaremos. A partir dela, podem existir outras que são contratadas de forma complementar para proteger o imóvel quanto a demais riscos.

Isso significa que você pode ter, além das coberturas básicas, uma série de outras que possibilitarão ainda mais segurança para os moradores e para seu patrimônio. Entretanto, essas garantias precisarão ser contratadas separadamente daquelas que são oferecidas de forma básica pela seguradora.

Quais são os principais eventos que ele cobre?

Agora que você já entendeu o que é o seguro residencial, mostraremos a importância de poder contar com esse tipo de garantia, apresentando as principais coberturas que o seguro residencial poderá oferecer para você. Entretanto, tenha em mente que algumas delas podem não ser disponibilizadas pela administradora que você selecionou. Continue lendo!

Incêndio

O incêndio é um tipo de acidente que ocorre com certa frequência nos lares brasileiros. Quando acontece, as chances de você ter boa parte do seu imóvel e seus bens perdidos são muito grandes.

Por isso, contratar um seguro contra incêndio é considerado uma garantia básica dos seguros residenciais e, caso você tenha esse benefício e venha a ocorrer esse fato, poderá receber até 100% do valor da cobertura para reparar os danos que foram causados ao imóvel.

Queda de raio

Você sabia que o Brasil é o campeão mundial em incidência de raios? Dessa forma, os seguros residenciais oferecem como cobertura básica a proteção para esse tipo de evento. Assim como no exemplo anterior, você poderá receber até 100% do valor da cobertura para reparar danos que, eventualmente, sejam causados ao imóvel.

Explosão

Outra cobertura básica, ou seja, que existe na maioria das apólices de seguro residencial, é o que garante benefícios em caso de explosão. Nesses casos, independentemente da natureza, do sinistro, você também poderá receber até 100% do valor descrito na cobertura para reparar todos os danos causados no imóvel, alcançando, inclusive, os seus bens.

Danos elétricos

Agora, saímos um pouco da esfera das coberturas básicas e passaremos para as adicionais. A primeira que citaremos é contra danos elétricos.

Atualmente, como as residências contam com inúmeros equipamentos eletrônicos em suas casas, é muito comum que, em casos de raios ou perdas repentinas de energia elétrica, esses bens venham a se deteriorar. Ao contratar esse tipo de garantia você evita os prejuízos que podem ser causados por esses eventos e ficar mais tranquilo para repor cada um deles.

Furto ou roubo

Nos casos de roubo, extorsão ou furto, esse tipo de cobertura garante o ressarcimento dos bens que foram subtraídos de sua residência, bem como de possíveis danos causados à residência e que ficaram de forma permanente.

No entanto, é muito importante destacar que esse tipo de garantia, geralmente, não alcança casas de lazer, sítios ou imóveis de veraneio. Por isso, tenha muito cuidado para não contratar um seguro acreditando que ele oferece tal garantia. Por isso, é fundamental ler com atenção a proposta e a apólice antes de fechar o contrato.

Quebra de vidros, espelhos, mármores e blindex

Quando ocorre um rompimento de vidros, espelhos, mármores ou blindex, independentemente da forma que isso ocorreu, caso a sua apólice ofereça essa cobertura, você estará devidamente assegurado.

Entretanto, é necessário verificar alguns pontos: primeiro, esses materiais precisam estar fixados ou instalados na estrutura do imóvel de forma correta. Além disso, elementos como box de banheiro ou outros que estejam na parte interna da sua casa não devem entrar nessa cobertura.

Colisão de veículos e quedas de aeronaves

A cobertura contra colisão de veículos e quedas de aeronaves não é muito buscada, porém, ela é fundamental para aquelas residências situadas em ruas muito movimentadas, bem como as que ficam próximas de aeroportos, principalmente, daqueles não regulamentados, que recebem pequenos aviões, tais como, clubes de voo que recebem aeronaves pequenas e que não têm o mesmo grau de segurança das outras.

Prejuízos causados por tumultos graves

Por fim, também existe a cobertura contra prejuízos causados por tumultos graves que tenham ocorrido nos arredores da sua casa. Caso aconteça uma manifestação ou protesto e as pessoas causem algum prejuízo ao seu imóvel, esse tipo de garantia pode servir para cobrir esses possíveis danos.

No entanto, esse tipo de garantia não estará disponível em sua apólice de seguro como padrão e, caso você verifique que ela é necessária, deverá contratar esse serviço separadamente. Essa cobertura é muito interessante para casas que ficam em avenidas movimentadas e que costumam ter manifestações com frequência.

Agora que você já conhece as principais coberturas possíveis, bem como as coberturas básicas de um bom seguro residencial, verifique as que são, de fato, importantes para você. Assim, será possível obter o máximo de aproveitamento do seu seguro, possibilitando todas as vantagens e a segurança para seu imóvel e sua família.

Gostou das informações? Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então, fique à vontade para entrar em contato conosco e conversar com nossos corretores. Vamos ouvir suas necessidades e oferecer as soluções mais adequadas para suprir cada uma delas.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-