fbpx

Descubra agora mesmo por que contratar um seguro de frotas

seguro de frotas
6 minutos para ler

Afinal, vale a pena contratar um seguro de frotas? Empresários que têm veículos e necessitam deles para executar suas atividades diárias sempre se veem diante de perguntas desse tipo. Será que o custo desse tipo de serviço compensa pelos benefícios que ele pode proporcionar.

Neste artigo, responderemos a esse e outros questionamentos que podem pairar sobre sua mente com relação a esse tipo de serviço. Então, acompanhe-nos na leitura e veja as principais indicações e informações sobre o seguro de frota.

Conceito e principais características do seguro de frotas

O seguro de frotas é um serviço que visa assegurar veículos de um mesmo cliente, seja ele pessoa física, seja jurídica. A cobertura dessa modalidade é muito parecida com o plano individual. A principal diferença é que um mesmo contrato pode contemplar vários veículos.

Sendo assim, é possível contratar garantias como indenizações por danos em acidentes, roubo e furto, seguro de passageiros, assistência nos casos de panes nos veículos, bem como a possibilidade de ressarcimento de terceiros. Além disso, algumas empresas podem oferecer garantias adicionais como diferenciais.

Um exemplo clássico disso é a cobertura de lucros cessantes, caso o veículo que seja utilizado para desempenhar uma atividade essencial na empresa fique paralisado por certo tempo. Assim, ele garante o pagamento diário nos dias em que o carro estiver impossibilitado de transitar.

Momento ideal para contratar um seguro de frotas

Não existe uma convenção sobre o melhor momento para contratar um seguro de frotas. Isso porque, até mesmo a partir de dois ou três veículos, seria interessante contar com todos os benefícios que foram mencionados.

Sendo assim, o que você precisa avaliar é a sua disposição em correr riscos ao, simplesmente, optar por não ter esse tipo de serviço e ficar exposto a ter que arcar com possíveis prejuízos que possam ocorrer no dia a dia.

Motivos para contratar esse tipo de serviço

Agora, vamos mostrar alguns bons motivos para você efetuar a contratação desse tipo de serviço em sua empresa, desde o início da montagem de sua frota. Acompanhe!

Tranquilidade

Um dos primeiros benefícios e, sem dúvida, um dos principais motivos que levam as pessoas a contratarem um seguro de frotas é a tranquilidade que esse serviço proporciona. Ao contratar, você poderá desenvolver todas as suas atividades, tendo a garantia de que, caso algum problema ocorra, tanto causado por terceiros quanto pelos seus próprios colaboradores, sua frota estará segura e a empresa não sofrerá com quaisquer prejuízos.

Proteção contra danos

O seguro de frotas também garante a proteção contra danos. Determinadas colisões ou problemas que não limitam totalmente a capacidade de trabalho dos veículos acabam sendo deixados de lado até que seja impossível continuar convivendo com eles.

Isso ocorre, principalmente, devido ao fato de pequenos reparos gerarem um desembolso adicional nas finanças pessoais ou empresariais. Ao contratar um bom seguro, você não precisará mais se preocupar com isso. Afinal, seu seguro poderá cobrir essas despesas e evitar que seus veículos sejam utilizados com avarias, por menores que elas sejam.

Facilidade de pagamento, economia e cobrança em uma apólice

Outro benefício para quem contrata um seguro de frotas é a facilidade que esse processo proporciona. Toda a cobrança é feita em cima de uma única apólice, ou seja, mesmo se você tiver vários veículos, não será necessária a contratação individual. Consequentemente, será possível observar uma redução drástica nos custos, caso tivesse sido contratado o seguro convencional para cada um dos veículos.

Flexibilidade

Diferentemente de outras modalidades de seguro, essa é uma que proporciona certo grau de flexibilidade. Geralmente, as empresas que oferecem serviços de seguros de frota são mais flexíveis e têm o hábito de aceitar riscos maiores que os veículos utilizados em empresas possam ter, tais como defeitos mecânicos, acidentes, entre outros sinistros.

Redução de riscos

Por fim, ao contratar um bom seguro de frotas você reduz consideravelmente os riscos de perder um veículo ou, simplesmente, ficar certo tempo sem poder contar com os serviços que ele proporciona.

Um acidente, defeito ou outros tipos de problemas jamais passarão despercebidos dentro de um empreendimento ou na vida de um indivíduo. No entanto, o seguro de frotas é capaz de reduzir ao máximo esses transtornos, possibilitando que você foque suas atenções em outras atividades que efetivamente proporcionem resultados.

Escolha do serviço de seguro de frota ideal

Agora que você entendeu como funcionam os principais motivos que levam uma pessoa a contratar um seguro de frotas para si ou sua empresa, vamos mostrar como você pode escolher o serviço ideal, aquele que atenderá a todas as suas necessidades.

Um dos primeiros passos é verificar o seu perfil e o tipo de cobertura que você precisa. Muitas pessoas acabam contratando serviços completamente diferentes de suas necessidades e pagam muito mais por coberturas que jamais utilizarão.

Portanto, conhecer suas necessidades é o primeiro passo. Em seguida, você precisará procurar uma corretora de seguros. Esse ponto é bastante delicado e requer muita atenção. Afinal, essa empresa será a responsável por oferecer as modalidades disponíveis, bem como as garantias, preços e seguradoras que poderão atender sua necessidade.

Sendo assim, a prestadora de serviço precisa ter tempo de mercado e, principalmente, credibilidade nesse seguimento. Além disso, procure verificar se a corretora conta com um site ou contatos de redes sociais para que você possa acompanhar mais de perto o trabalho que presta ao mercado.

Também é interessante conversar com outros clientes que já fizeram negócios com essa empresa e coletar dados e informações relevantes sobre ela, que embasarão a sua decisão, tornando-a mais acertada e eficiente, proporcionando os resultados esperados na contratação desse tipo de serviço.

Agora que você já sabe o que é, as principais indicações e informações sobre o seguro de frotas, bem como as estratégias para contratar o melhor serviço, não perca mais tempo e garanta mais segurança para seus veículos.

Gostou deste artigo sobre o seguro de frotas? Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco. Temos uma equipe especializada e pronta para ouvir suas necessidades e oferecer as melhores soluções.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-