fbpx

9 elementos que influenciam no valor do seguro de automóvel

seguro de automovel
6 minutos para ler

Ter um seguro de automóvel nunca foi um luxo desnecessário. Esse tipo de serviço garante que seu patrimônio esteja protegido quanto aos mais variados problemas e riscos que rondam um veículo todos os dias. Ele é fundamental para todos que têm esse tipo de bem, independentemente de como ele foi adquirido, à vista ou parcelado.

O grande problema é que muitas pessoas não entendem como o preço do seguro é fixado pela seguradora e acabam não o contratando por acreditarem que o valor será maior que as suas possibilidades de pagar.

Neste artigo, mostraremos os 9 principais fatores ou elementos que podem impactar no preço do seu seguro de automóvel. Acompanhe!

1. Idade do segurado

A idade é um dos principais elementos que podem encarecer ou baratear o custo de um seguro. Isso ocorre pelo fato de as estatísticas usadas pelas administradoras de seguro demonstrarem que pessoas com idade entre 18 e 25 anos tendem a cometer erros no trânsito, sendo mais responsáveis pela causa de acidentes que geram obrigação de ressarcir por parte dessas seguradoras.

Obviamente, toda regra tem exceção e essa, por exemplo, é uma das que mais pode ser quebrada, tendo em vista que não existe idade para que a pessoa seja irresponsável no trânsito. Entretanto, é uma métrica que as seguradoras utilizam para definir seus preços.

2. Preço do veículo

O valor do veículo também é algo a ser levado em consideração pelas administradoras de seguro automotivo. À medida que os carros ou motos vão encarecendo, o seguro também acompanha esse aumento. Nesse sentido, o valor pago pelo seguro de um HB20, por exemplo, tende a ser menor que o de um Jeep Compass.

Entretanto, existem alguns carros que podem ter valores de seguro maiores e ser mais simples que outros. Isso ocorre em veículos que são muito visados por ladrões e, consequentemente, têm mais registros de sinistros decorrentes de furtos.

3. Tempo de habilitação

Algumas seguradoras podem considerar condutores com menos tempo de habilitação como mais propensos a gerarem sinistros. Nesse sentido, naturalmente, pode haver um acréscimo no valor caso um dos condutores segurados tenha pouco tempo de habilitação.

4. Região

Dependendo da região onde o segurado reside, o seguro pode acabar ficando mais caro. Essa definição é feita com base em regiões em que são registrados muitos casos de roubos e furtos.

Isso não significa que esses locais sempre serão os bairros de periferia ou de classe média baixa, por exemplo. Existem locais que são considerados “bairros nobres”, mas que têm um índice de furtos e roubos muito altos. O que definirá esse critério, portanto, será a estatística do local e não o seu padrão.

5. Local onde o veículo será guardado

Ter uma boa garagem para guardar o veículo à noite também pode ser um motivo para você ter o seu seguro reduzido. Afinal, um carro que fica dentro da sua residência após o dia de uso tem chances menores de ser furtado durante a noite.

6. Sexo do condutor

Não é segredo para ninguém que as mulheres são muito mais pacientes e tranquilas no trânsito do que os homens. Graças a essa característica, comprovada nas estatísticas das seguradoras, os seguros para elas podem ter valores reduzidos.

7. Histórico de acidentes

Clientes que têm históricos com muitos acidentes, mesmo que pequenas colisões que não tiveram vítimas, podem ter seu valor de seguro elevado. Isso porque se entende que essa pessoa tem mais probabilidades para se envolver em outros problemas de trânsito no futuro, gerando mais sinistros para serem cobertos pela seguradora.

8. Forma de utilização do veículo

A forma como o veículo será utilizado também pode impactar no valor do seguro. Por exemplo, um carro que passará muito tempo viajando terá um valor superior a outro que sairá da cidade poucas vezes durante um ano. Consequentemente, o montante a ser pago a cada ano para o primeiro caso será maior, dado o risco elevado que ele gera.

9. Cobertura

O tipo de cobertura escolhida também será determinante para que o valor do seu seguro seja fixado. Por isso, é fundamental que você saiba definir quais serão os itens cobertos do seu veículo. Para fazer isso, é necessário que você conheça suas necessidades e saiba identificar o seu perfil. Assim, evitará contratar coberturas desnecessárias, pagando muito mais por elas sendo que, dificilmente, seriam utilizadas.

Sendo assim, uma pessoa que viaja muito, normalmente, está mais exposta a sofrer acidentes e vivenciar outros perigos que existem nas estradas brasileiras. Portanto, esse perfil necessitará de coberturas mais específicas e que assegurem esse tipo de uso.

Por outro lado, existem aquelas pessoas que só utilizam o carro em sua cidade para ir ao trabalho ou fazer alguma outra atividade de lazer sem ter que ir para locais mais distantes. Normalmente, esses condutores acumulam pouca quilometragem em seu veículo. Assim, podem contar com coberturas mais brandas e, consequentemente, mais baratas.

Entretanto, é fundamental que você tenha atenção a um detalhe muito importante: contratar uma cobertura mais simples e utilizar o carro de forma diferente daquilo que foi descrito na sua apólice pode fazer com que o seguro não cubra determinados problemas que venham a ocorrer.

Por exemplo, caso você informe que o seu veículo tem uma garagem exclusiva e equipamentos de alarme contra furtos e ele venha a ser furtado na frente da sua residência, no horário em que deveria estar guardado, é possível que perca o direito de ressarcimento.

Isso significa que contratar uma cobertura mais simples para baratear o custo com seguro é enganar a si próprio, pois, na realidade, seu veículo não estará devidamente segurado como você imagina que esteja.

Portanto, é fundamental avaliar cada um dos itens mencionados neste artigo e avaliar bem as coberturas de seguro de automóvel antes de contratar o seu. Assim, você evita ser surpreendido em momentos de dificuldades, como é o caso de acidentes, roubos ou furtos do seu veículo.

Gostou das informações apresentadas? Quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco. Um de nossos especialistas o atenderá, ouvirá todas as suas necessidades e, assim, poderá oferecer as melhores soluções, sempre adequadas ao seu perfil.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-