fbpx

O que você precisa saber sobre seguro de automóveis para terceiros

seguro de automóveis para terceiros
3 minutos para ler

Você conhece o seguro de automóveis para terceiros? Esse seguro é fundamental para se prevenir em acidentes que causem danos a outras pessoas. Podem ser batidas em muros, em outros veículos ou até mesmo um atropelamento. O importante é garantir que, caso haja um imprevisto, você será capaz de arcar com todas as despesas necessárias.

Se você ainda não tem um seguro auto para terceiros, confira tudo o que precisa saber, neste artigo!

O que é o seguro de automóveis para terceiros?

O seguro de automóveis para terceiros, também chamado de RCF-V — Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos — é um tipo de seguro automotivo que tem como objetivo cobrir as despesas de danos causados a outras pessoas pelo seu veículo. Trata-se de uma cobertura adicional, mas que pode ser contratada isoladamente, caso prefira.

O que está coberto por esse tipo de seguro?

A cobertura do seguro de automóveis para terceiros contempla 3 tipos de coberturas, como veremos a seguir.

Danos materiais

Os danos materiais são qualquer tipo de dano que o seu veículo tenha causado a outros veículos ou patrimônios. Os mais comuns são os estragos causados por uma batida ou a muros e postes.

Danos pessoais ou corporais

Os danos pessoais ou corporais são aqueles ocasionados às pessoas. Podem ser machucados desde leves até os mais sérios. Os custos com hospital, exames e tratamento estão incluídos na cobertura desse tipo de seguro.

Danos morais

Por fim, os danos morais estão voltados para os casos em que a situação acaba indo à justiça. O seguro deve cobrir os custos do processo e possíveis indenizações por danos morais e estéticos a terceiros.

O que o RCF-V não cobre?

Por ser um seguro voltado apenas para a cobertura a terceiros, ele não pode ser utilizado para o ressarcimento de danos causados ao segurado ou a seus familiares, bem como a seus bens. Sendo assim, se você bater o seu carro no muro da sua casa, o seguro não cobrirá o reparo. O mesmo acontece com os ocupantes do veículo ou nos casos de acidentes envolvendo pessoas da mesma família.

Quando ele pode ser acionado?

Na maioria dos casos, o RCF-V pode ser acionado a partir do momento do sinistro. O processo é definido por cada seguradora que disponibiliza suas formas de contato e regras de acionamento. Contudo, é importante ressaltar que apenas nos casos em que o segurado assume a culpa pelo ocorrido é que o seguro pode ressarcir os danos causados.

Quanto custa esse tipo de seguro?

A boa notícia é que o RCF-V é mais barato do que o seguro compreensivo. Como ele pode ser contratado separadamente, trata-se de uma boa opção para quem não tem o suficiente para contratar um produto mais abrangente, mas quer se precaver de alguma forma diante dos riscos do dia a dia.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o seguro de automóveis para terceiros, o melhor a fazer é rever a sua apólice atual e garantir mais segurança para você e seu veículo. Mesmo que ele seja destinado apenas a terceiros, é uma forma de preservar suas economias caso algum imprevisto aconteça.

Gostou de conhecer essa modalidade de seguro? Ajude seus amigos e familiares a se manterem mais seguros: compartilhe este post em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-