fbpx

Entenda a importância do seguro contra incêndio para sua empresa

seguro contra incêndio
6 minutos para ler

Você já pensou em contratar um seguro contra incêndio para a sua empresa? Infelizmente, muitos empresários só deixam para pensar nisso quando o pior acontece e acabam perdendo ferramentas, máquinas, equipamentos e documentos, isso sem falar do grande risco humano que existe quando ocorre uma fatalidade dessa natureza.

Entretanto, aqueles que contam com esse tipo de proteção podem ter o prejuízo consideravelmente amenizado, contando com todo o aporte financeiro para começar a reconstruir seu empreendimento e voltar a operar com toda a capacidade.

Neste artigo, mostraremos como funciona o seguro contra incêndio e apresentaremos alguns bons motivos para você contar com ele. Acompanhe!

Como evitar incêndios em sua empresa?

Inicialmente, o melhor seguro que você pode ter em sua empresa é a prevenção. Antes de ter que recorrer a uma cobertura para garantir que o patrimônio empresarial esteja segurado, é importante desenvolver algumas estratégias para evitar esse tipo de problema. Vamos mostrar quais são elas.

Evitar obstruir vias de acesso

Sua empresa precisa ter as devidas vias de acesso para fuga no caso de incêndio. Muitas empresas têm essas passagens, mas como é algo que talvez nunca será utilizado, acabam fazendo desses locais uma extensão de seu depósito ou um guarda volumes.

Entretanto, isso pode ser extremamente perigoso para os funcionários, pois em caso de uma evacuação rápida, esses elementos podem obstruir a passagem e prejudicar a fuga ou, até mesmo, causar acidentes.

Capacitar colaboradores

Outro ponto importante é capacitar os seus empregados sobre como eles devem agir em caso de incêndio. Para tanto, é interessante reservar alguns dias para fazer evacuações simuladas, demonstrando o passo a passo que deve ser seguido em situações reais.

Deve ser elaborado um programa para execução frequente desses treinamentos. Para tanto, você também pode eleger colaboradores dos setores para atuarem como brigadistas e passar todas as informações para os demais colegas de setor.

Fazer a manutenção na rede elétrica

Uma das principais causas de incêndio em empresas é decorrente das más instalações elétricas. Um simples curto circuito pode gerar uma sobrecarga na rede que, fatalmente, pode gerar um grande incêndio e se espalhar rapidamente por todo o ambiente.

Para evitar esse tipo de problema, é necessário fazer manutenções frequentes na rede elétrica. Se sua empresa está situada em um prédio ou algum tipo de complexo empresarial, é necessário verificar se esse tipo de manutenção é realizada com a devida frequência. Os estabelecimentos que cedem espaços para empresas devem seguir os padrões de segurança à risca; portanto, cobre isso desses fornecedores.

Solicitar vistoria do Corpo de Bombeiros

Por fim, é crucial que você solicite a vistoria do Corpo de Bombeiros regularmente. Em alguns casos, como na criação de uma nova empresa, renovação de alvarás ou alterações de endereço, será obrigatória a visita de um militar do Corpo de Bombeiros.

Esse agente público realizará a análise do local e fornecerá as informações necessárias para que sua empresa esteja segura em caso de incêndio. Ele orientará sobre a quantidade necessária de extintores e os locais em que devem ser instalados, bem como a necessidade de construir ou elaborar locais de fuga.

Nunca negligencie uma boa análise do Corpo de Bombeiros. As pessoas que trabalham nesse órgão estão acostumadas a atender diversos tipos de ocorrência e sabem bem os pontos fracos que podem favorecer o acontecimento de um incêndio e seu agravamento, assim como as ações que podem prevenir e ajudar a combater esse tipo de problema.

Qual a importância de um bom seguro contra incêndio?

Por mais que você adote todas as medidas que mencionamos, é impossível prever quando um acidente vai acontecer. Além disso, mesmo que você tenha aplicado toda a perícia necessária na prevenção de incêndios, algum ponto pode ter ficado descoberto, tornando-se um possível causador de uma fatalidade. Nesses momentos, é importante contar com a ajuda de um bom seguro.

Um dos principais benefícios que sua empresa pode obter é a segurança dos bens, ferramentas e materiais que existem em seu estabelecimento. Em casos de incêndio, o negócio será indenizado e o valor pode ser utilizado para recompor toda a estrutura perdida.

Nesse sentido, se você comparar o benefício de ter sua empresa assegurada, o preço que se paga nesse tipo de garantia torna-se praticamente irrisório. Afinal, faça as contas e veja quanto você poderia perder caso uma fatalidade desse nível aconteça.

De fato, todo empresário espera que esse tipo de problema jamais ocorra e, seguindo as dicas práticas que mencionamos, você pode diminuir consideravelmente a probabilidade de incêndio. Entretanto, contar com a sorte para garantir a segurança dos seus equipamentos, ferramentas e demais elementos pode ser um grande risco. Não é difícil encontrar pessoas que se arrependeram de não ter contratado um seguro de incêndio após passar por esse triste episódio.

A grande vantagem do seguro contra incêndio é que sua empresa ficará assegurada contra desastres que podem ocorrer de forma natural ou sem a sua intervenção, como é o caso de descargas elétricas causadas por raios ou explosões que podem ocorrer dentro ou fora do seu estabelecimento e atingi-lo indiretamente.

Mesmo em situações em que o incêndio tiver sido causado por problemas internos, esse tipo de seguro ainda pode cobrir seu empreendimento, salvo em casos de incêndios criminosos que visam apenas receber a indenização. O seguro também pode assumir o pagamento por lucros cessantes, ou seja, aqueles que seriam obtidos se sua empresa estivesse em plena operação, bem como cobrir as despesas fixas que ocorrerão mesmo sem a atividade.

Entretanto, nem toda administradora oferece esse tipo de benefício. Por isso, é necessário selecionar uma empresa que atenda a todas as suas necessidades e ofereça o melhor custo-benefício para o seu empreendimento.

Agora que você já sabe a importância que um seguro de incêndio tem para a sua empresa, não perca mais tempo. Comece a fazer os cálculos para inserir esse investimento nas contas do seu negócio. Todo dinheiro gasto em segurança pode ser recuperado em momentos de dificuldades causados por fatalidades.

Se você gostou deste artigo e tem alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Teremos um imenso prazer em atender você e entender suas necessidades.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-