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Saúde do trabalhador: o que não pode faltar em seu plano de saúde?

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4 minutos para ler

A assistência médica é um dos benefícios mais desejados pelos brasileiros, tornando-se um dos principais instrumentos de atração e retenção de talentos nas empresas. Mas o investimento na saúde do trabalhador gera frutos ainda melhores, como o aumento da produtividade, redução do absenteísmo e melhora do clima organizacional — pontos que impactam diretamente os resultados operacionais e financeiros do negócio.

Para que isso seja possível, não basta apenas oferecer o plano de saúde corporativo, é preciso escolher aquele que, efetivamente, atenda às necessidades dos seus funcionários. Ou seja, é necessário observar alguns pontos prioritários como cobertura, atendimento de suporte e rede credenciada. Neste artigo, vamos destacar o que não pode faltar no plano de saúde empresarial. Confira!  

Investir na saúde do trabalhador é um bom negócio para sua empresa

Cerca de 70% dos brasileiros não têm assistência médica privada (individual ou empresarial). Em um país que tem a saúde pública como principal problema, esse dado tem um reflexo imediato na rotina das empresas. Isso porque a rede pública não consegue atender a todas as demandas da população com um serviço que seja ágil, efetivo e preventivo.

Nas organizações que não oferecem plano de saúde empresarial, os funcionários, quando precisam de atendimento médico, ficam sujeitos às limitações do sistema público. Eles levam um tempo maior para resolver o problema de saúde que enfrentam.

E como fica o trabalho enquanto isso? É fácil concluir que a produtividade, sem dúvida, não será a mesma. As ausências no trabalho também tendem a ser mais frequentes, pois será necessário se ausentar não só para ir à consulta ou fazer exames, mas, às vezes, até mesmo para marcar o atendimento. As dificuldades não param por aí: ainda será necessário retornar ao médico, iniciar o tratamento ou até mesmo aguardar mais tempo para fazer algum procedimento mais complexo.

Conclusão: investir na saúde do trabalhador sai mais em conta. E vale destacar que, além de contribuir para a melhora do bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, as despesas com saúde (médica, odontológica e farmacêutica) podem ser deduzidas do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ). Gostou da dica? Então, continue a leitura e saiba agora o que não pode faltar no plano de saúde.

O que não pode faltar no plano de saúde do trabalhador

No mercado, existem planos de saúde empresariais com diferentes características, de acordo com as necessidades de cada organização. Entretanto, há questões primordiais que devem ser observadas na hora de fazer a escolha. Na sequência destacamos três itens indispensáveis. Confira!

Cobertura ambulatorial

O plano de saúde deve prever, no mínimo, o atendimento ambulatorial. Isso corresponde à cobertura de consultas, exames e procedimentos em ambulatórios, clínicas e consultórios. Essa cobertura dá direito, também, aos atendimentos de urgência e emergência (sem internação). Entretanto, a empresa pode optar por outros tipos de cobertura, como hospitalar, hospitalar com obstetrícia, odontológica etc. É possível combinar diferentes segmentos no mesmo plano, como ambulatorial mais hospitalar.

Pronto atendimento e rede credenciada

O atendimento emergencial e de urgência está previsto até mesmo nos planos mais básicos, mas é importante avaliar se existe pronto atendimento na cidade ou região em que a empresa está instalada. Quanto mais facilitado for o acesso a esse serviço, melhor. Além do pronto atendimento, verifique qual é a rede credenciada abrangida pelo plano, considerando não só hospitais, mas também consultórios, ambulatórios, clínicas e serviços de diagnóstico e procedimentos médicos.

Atendimento presencial e telefônico

Nos planos de saúde, o suporte ao cliente deve ser ágil para esclarecer qualquer dúvida o mais rapidamente possível. Levando isso em consideração, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determina que as grandes operadoras de saúde ofereçam serviço de atendimento 24 horas por dia e presencial, em dias úteis no horário comercial.

Mesmo que o plano contratado não seja oferecido por uma empresa de grande porte, procure se informar sobre como funciona o sistema de atendimento, priorizando as operadoras que sejam mais comprometidas em dar suporte aos clientes. Esses são itens básicos do plano de saúde, mas que fazem diferença na atenção à saúde do trabalhador.

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