fbpx

Conheça 6 riscos no trabalho que os colaboradores mais sofrem

riscos no trabalho
4 minutos para ler

Existe um conjunto de riscos no trabalho que precisam ser gerenciados pelas empresas. É dever de toda organização assegurar as condições necessárias para garantir segurança e bem-estar na execução de atividades diárias. Você conhece bem esses riscos e sabe como evitá-los?

Compreender os tipos de riscos e como eles podem afetar a saúde dos colaboradores é o primeiro passo para construir um ambiente de trabalho positivo e responsável.

São cuidados que favorecem tanto os trabalhadores quanto a empresa, já que os problemas podem levar a afastamentos e queda da produtividade. Leia nosso artigo até o fim e conheça os principais riscos no trabalho!

O que são riscos no trabalho?

Podemos entender os riscos no trabalho como condições com potencial para gerar danos à saúde e à segurança do trabalhador. Como existem várias situações sujeitas aos mais variados riscos, foi criado um sistema de controle e combate eficiente. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divide esses riscos em cinco grupos, que estão descritos na Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5). São eles:

  • riscos de acidentes;
  • riscos ergonômicos;
  • riscos físicos;
  • riscos químicos;
  • riscos biológicos.

Mas os riscos, de fato, vão além desse conjunto. É o caso dos riscos conhecidos como psicossociais, cada vez mais comuns nas organizações. Na sequência, vamos descrever melhor cada um desses grupos. Confira!

1. Riscos de acidentes

Os riscos de acidentes são aqueles em que o trabalhador fica vulnerável a situações que podem comprometer sua integridade, como incêndios, desmoronamentos e quedas. Em alguns casos, eles estão associados à própria atividade do trabalhador, como o uso de máquinas cortantes e outros equipamentos. Por isso é tão importante seguir as orientações sobre equipamentos de proteção individual e coletivos.

2. Riscos ergonômicos

As condições que levam ao desconforto fisiológico são consideradas riscos ergonômicos. Em geral, eles afetam a postura e os movimentos, podendo levar a uma série de lesões. Entre as situações que revelam risco ergonômico podemos citar a repetição de movimentos, levantamento de peso, postura incorreta durante a execução dos trabalhos etc.

3. Riscos físicos

Os riscos físicos estão relacionados a fatores ambientais, podendo provocar doenças ocupacionais e acidentes. Os principais agentes de riscos físicos são:

  • energia elétrica;
  • temperaturas extremas;
  • ruídos;
  • vibrações;
  • umidade.

4. Riscos químicos

Os riscos químicos decorrem do uso de produtos e substâncias químicas no ambiente de trabalho que atingem o organismo do colaborador por contato, inalação ou ingestão.

5. Riscos biológicos

Os agentes biológicos, assim como os químicos, podem atingir o organismo do trabalhador, levando a problemas de saúde. É o caso do contato com bactérias, vírus, fungos, parasitas etc.

6. Riscos psicossociais

Os riscos psicossociais estão relacionados às questões sociais que se desenvolvem no ambiente de trabalho e que podem acarretar em problemas físicos, sociais ou psicológicos. Estamos falando de situações que envolvem tanto a forma como as atividades são organizadas e desempenhadas quanto os relacionamentos entre as pessoas dentro da empresa.

É o caso, por exemplo, de excessivas cargas de trabalho, assédio moral e até mesmo de falhas na organização das atividades (como ordens contraditórias). Na saúde do trabalhador, os efeitos serão identificados por doenças ocupacionais relacionadas à ansiedade, estresse, depressão, pânico, Síndrome de Burnout etc.

As empresas que hoje não consideram os riscos no trabalho como parâmetros para planejar seus processos e criar seu clima organizacional estão fadadas ao fracasso. Além disso, elas colocam todos os funcionários em uma situação de ameaça e perigos. Vale, portanto, reconhecer cada aspecto de risco e agir preventivamente para que o negócio prospere e os colaboradores tenham o máximo de segurança e qualidade de vida.

Como você lida com os riscos no trabalho? Deixe seu comentário, vamos conversar mais sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-