fbpx

O que é o seguro de riscos de engenharia e por que estar atento a ele?

riscos de engenharia
3 minutos para ler

Você já pensou em contratar um seguro de riscos de engenharia para o seu empreendimento? Esse tipo de serviço tem por finalidade oferecer cobertura para danos que possam ocorrer em obras e serviços realizados na construção civil ou elétrica.

Neste artigo, vamos mostrar como funciona essa modalidade de seguro, sua importância para a empresa, bem como quais são as empresas que mais necessitam desse tipo de serviço. Acompanhe!

O que são riscos de engenharia?

Riscos de engenharia são possíveis problemas ou prejuízos causados por acidentes, eventos, imprevistos durante a execução de obras ou instalações e montagens de máquinas e equipamentos, bem como, a quebra repentina de ferramentas utilizadas.

Sendo assim, os bens que são assegurados são a própria obra, bem como, seus materiais, objetos e equipamentos necessários para garantir a sua execução.

O que é um seguro de riscos de engenharia?

Esses riscos, em sua grande maioria, não podem ser previstos ou evitados simplesmente pela ação do gestor da empresa ou responsável pela obra. Afinal, para serem executados, os serviços de engenharia dependem de pessoas e de ferramentas que nem sempre são fáceis de serem controladas e observadas a todo instante.

Para reduzir esses riscos e assegurar certa tranquilidade, criou-se o seguro de riscos de engenharia, que visa dar coberturas aos possíveis problemas mencionados no tópico anterior, garantindo a proteção contra os perigos que podem afetar as obras e causar sua paralisação temporária ou suspensão.

Como funciona a cobertura desse tipo de seguro?

A cobertura do seguro de riscos de engenharia poderá ser dividia em algumas partes. Na primeira etapa, temos as partes que ocorrem antes do efetivo funcionamento do empreendimento ou na fase inicial de sua construção, conforme segue:

  • seguro de Obras Civis em Construção (OCG);
  • cobertura de Instalação e Montagem (IM) ou ambas, OCG e IM.

Também temos as coberturas que ocorrem na fase de funcionamento do empreendimento, que são, basicamente:

  • seguro contra Quebra de Máquinas (QM);
  • cobertura para Equipamentos Eletrônicos (EE);
  • cobertura de Danos de Fabricação, também conhecida como Works Damage.

Também é possível haver coberturas de lucros cessantes devido à quebra de máquinas ou sua interrupção de funcionamento, bem como Riscos Operacionais (RO) e Funcionamento Operacional (FO).

Quem precisa desse tipo de serviço?

Toda empresa ou pessoa física que têm interesse financeiro em uma obra de engenharia necessitará desse tipo de seguro. Além disso, outras pessoas ligadas à execução, tais como contratantes ou credores — caso a obra tenha sido financiada — também têm interesse nesse tipo de garantia, tendo em vista que pretendem ver a obra finalizada.

Nesse sentido, o seguro de riscos de engenharia é uma modalidade que pode gerar benefícios a diversas pessoas ou empresas ligadas a empreendimentos, construções ou reformas que estejam sendo executados, e não somente ao construtor.

Agora que você já conhece todos os riscos de engenharia e as possibilidades de se proteger contra eles adquirindo um seguro que ofereça garantias dessa modalidade, não perca mais tempo e adquira esse serviço. Ao fazer isso, você terá mais tranquilidade e segurança para desenvolver as demais atividades de sua empresa.

Gostou deste artigo? Que tal continuar lendo sobre o assunto? Então, confira nosso post sobre como gerenciar riscos.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-