fbpx

Afinal, como funciona o plano de saúde para recém-nascido?

plano de saúde para recém-nascido
4 minutos para ler

O plano de saúde para recém-nascido é algo bastante diferente daquele contratado pelas pessoas ao longo da vida. Existem alguns critérios que precisam ser observados pelo departamento de RH da empresa em que o colaborador genitor da criança trabalha.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos como funciona o processo de contratação desse tipo de serviço e os pontos que você precisa observar para orientar melhor os colaboradores da empresa. Acompanhe!

Como funciona o plano de saúde para recém-nascido?

No plano de saúde para recém-nascido, a criança terá acesso a todas as coberturas que os pais contrataram, respeitadas as carências e demais elementos que compõem o contrato firmado entre as partes.

Dependendo da modalidade contratada, a criança terá acesso a todo o atendimento, inclusive com exames laboratoriais e tratamentos, porém, é necessário ter alguns cuidados quanto à cobertura do tipo de plano selecionado.

Quando deve ser feita a inclusão da criança?

Quando um dos pais já é beneficiário de um plano de saúde, a inclusão da criança deve ser feita como dependente do titular. Nesse caso, esse procedimento tem que ser realizado em, no máximo, 30 dias após o nascimento da criança, para que o novo dependente não tenha que cumprir as carências do plano.

Caso ultrapasse os 30 dias, a inclusão da criança poderá ser feita, no entanto, ela deverá cumprir as devidas carências, como se fosse contratar um novo plano de saúde individual. Portanto, cabe aos pais ficarem atentos a esse tipo de situação.

Como funciona a abrangência e o valor desse tipo de plano?

A abrangência do plano do dependente seguirá com as mesmas características do titular genitor. Sendo assim, é importante verificar se nas suas proximidades existem profissionais adequados para atender a criança.

Quanto ao valor, ele também é estipulado de acordo com a faixa etária da criança. Nesse caso, até os 18 anos, geralmente, paga-se o mesmo montante. A partir dessa fase da vida, caso a pessoa ainda queira permanecer como dependente do titular (respeitando o que determina a Lei) os valores serão atualizados de acordo com a tabela do plano de saúde.

Qual a função do RH na contratação de um plano de saúde para recém-nascido?

Agora que você já sabe todas as informações necessárias sobre a contratação do plano de saúde para recém-nascidos, vamos destacar a importância do departamento de Recursos Humanos nesse procedimento.

Esse setor da empresa é o responsável pelo relacionamento dos colaboradores com o seu empreendimento. Ou seja, é o canal de comunicação principal para que os colaboradores possam ficar por dentro das novidades e benefícios que a gestão do negócio está oferecendo.

Nesse sentido, o RH deve ter pleno conhecimento e domínio sobre todos os pontos que circundam a contratação de um plano de saúde para recém-nascido. Assim, poderá instruir os funcionários segurados que já têm ou pretendem ter filhos no futuro sobre como agir e se planejar para garantir que os seus filhos possam usufruir dos mesmos benefícios do plano de saúde dos pais.

Portanto, o RH assegura a todos os funcionários da empresa o cuidado e demais benefícios que um serviço como o plano de saúde para recém-nascido pode proporcionar.

Gostou deste artigo? Que tal continuar aprendendo sobre o assunto? Então, confira o nosso post sobre as principais diferenças entre um plano de saúde e o seguro de vida.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-