fbpx

Plano de saúde empresarial: por que e como se atentar a isso?

7 minutos para ler

O plano de saúde empresarial é muito mais que um benefício concedido pelas corporações aos seus funcionários. Investir nessa modalidade de assistência significa oferecer algumas vantagens aos colaboradores, valorizar a vida e promover o bem-estar no ambiente de trabalho.

Mas não é só isso! A contratação desse serviço também pode ser convertida em vantagens para a empresa. Você sabe o que é o plano de saúde empresarial, quais são seus tipos e os seus benefícios para a empresa? Confira, a seguir!

O que é o plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial (ou corporativo) é uma modalidade de assistência coletiva contratada pela empresa empregadora em benefício de seus colaboradores.

O objetivo da sua contratação é garantir atendimentos, consultas, exames e outros serviços relacionados à saúde. Quando previstas no contrato, as coberturas podem ser estendidas aos familiares dos funcionários, estagiários, menores aprendizes e trabalhadores temporários.

Como o plano funciona?

Em razão de seu caráter coletivo, o plano de saúde empresarial tem funcionamento específico. Ou seja, ele não tem as mesmas características do plano de saúde individual. As principais diferenças são: menor custo (30% a 40% mais baratos) e contratação por pessoa jurídica (Microempreendedor Individual ou Contrato Social). No caso das associações e sindicatos, os planos de saúde coletivos podem ser contratados por adesão.

Vale lembrar que esse tipo de serviço está submetido às regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e à Lei 9.656, que regulamenta os planos de saúde contratados após janeiro de 1999. Segundo a legislação, todas as enfermidades indicadas na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) devem ser atendidas pelos planos.

Além disso, é preciso observar outras 2 questões. A contratação do plano requer que a empresa tenha uma quantidade mínima de funcionários. A maioria das operadoras aceita firmar contrato com empreendimentos que tenham mais de 3 colaboradores.

Já a carência — tempo de espera entre a contratação e a autorização para utilizar os serviços — é determinada pelas políticas da empresa de saúde. O ideal é verificar qual o tempo necessário para utilizar cada procedimento. Os partos e os exames pré-natais, por exemplo, costumam ter carência de 300 dias.

Quais são os tipos de plano de saúde empresarial?

Existem diversos planos de saúde empresariais. Veja quais são os principais:

  • hospitalar: atendimento hospitalar completo, incluindo cirurgias, internações (sem limite de tempo previsto em lei) e outros procedimentos indispensáveis;
  • ambulatorial: internações de até 12 horas, consultas clínicas e alguns tratamentos;
  • hospitalar obstétrico: equivalente ao plano hospitalar, porém, acrescido dos serviços especializados na área obstétrica. Oferece assistências relacionadas ao parto, pré-natal e pós-parto;
  • hospitalar, ambulatorial e obstétrico: basicamente, são todos os planos somados em um plano de saúde empresarial completo;
  • odontológico: cobertura de todos os procedimentos odontológicos, como consultas preventivas, exames e cirurgias. Geralmente, o plano odontológico é contratado separadamente.

Por que o plano de saúde empresarial é importante?

O plano de saúde empresarial é indispensável para garantir aos colaboradores a assistência necessária nos momentos de enfermidade. Além disso, é uma ótima ferramenta de promoção da qualidade de vida e auxílio na prevenção de doenças. Para as empresas, o investimento também apresenta algumas vantagens, como:

  • aumento da produtividade;
  • dedução de impostos;
  • valorização dos trabalhadores;
  • redução do absenteísmo (ausências nos processos de trabalho);
  • diminuição de gastos não previstos no orçamento.

Quais os benefícios de um plano de saúde empresarial?

Agora que você já entendeu o que é o plano de saúde empresarial, vamos mostrar alguns bons motivos para a contratação desse tipo de serviço. Continue lendo!

Atendimento em casos de acidente de trabalho

Embora a prevenção de acidentes seja uma busca constante dentro das empresas, não é possível evitar o acontecimento de algumas situações que coloquem em risco a integridade física de um empregado. Quando um fato como este vir a ocorrer, um plano de saúde empresarial pode ser bastante útil, tanto para o empregado quanto para o empregador.

Vale a pena ressaltar que as operadoras de plano de saúde não podem recusar o atendimento de um empregado que tenha desenvolvido doença em função de acidentes sofridos no ambiente de trabalho.

Sobre esse ponto, a ANS adotou a estratégia de inserir esse tipo de atendimento no rol de atendimentos obrigatórios que deverão compor os planos de saúde empresariais, ou seja, todas as empresas que oferecem esse tipo de serviço devem obedecer à determinação.

Preços mais interessantes

Muitos serviços oferecidos para empresas têm preços consideravelmente reduzidos. Com os planos de saúde, portanto, não poderia ser diferente. Se fizermos um comparativo com as opções destinadas às pessoas físicas, será possível identificar uma diferença bastante significativa, principalmente, se o titular tiver algum dependente.

Extensão dos benefícios para os familiares do empregado

E por falar em dependentes, outro bom motivo que faz os empresários optarem por esse tipo de plano de saúde é a possibilidade de seus funcionários estenderem os benefícios conquistados para seus familiares. No plano de saúde empresarial é possível inserir pessoas que tenham o parentesco consanguíneo até o terceiro grau ou até o segundo grau de parentesco por afinidade.

Aumento na produtividade dos colaboradores

Com tantos benefícios e ainda podendo estender todos eles aos seus próprios familiares, é impossível que oferecer esse tipo de plano de saúde aos seus funcionários não gere impactos positivos em sua produtividade.

Além de ele sentir que a empresa se preocupa com seu bem-estar, bem como de sua família, isso também possibilitará que ele mantenha a sua saúde em dia, garantindo o seu bom desempenho e fazendo com que canalize toda a sua energia na criação de soluções criativas para empresa.

Desconto no imposto de renda

O plano de saúde empresarial também pode servir como um incentivo fiscal. Isso porque os valores pagos para a sua operadora podem ser reduzidos no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica. Esse tipo de desconto é feito na própria declaração enviada anualmente à Receita Federal do Brasil.

Diferencial para oferecer em novas vagas de trabalho

Por fim, a oferta de um plano de saúde pode ser um grande diferencial na hora de lançar vagas no mercado. Com tantos benefícios, é fácil entender o porquê de muitos candidatos preferirem trabalhar em empresas que oferecem esse tipo de possibilidade aos seus funcionários efetivados.

Como efeito disso, você terá uma gama maior de opções de pessoas a serem selecionadas, podendo verificar perfis diferentes e escolher aquela que mais se adequa às necessidades da empresa.

Como você pôde observar, contratar um plano de saúde empresarial é vantajoso tanto para os funcionários quanto para a empresa. Entretanto, para garantir a efetividade do investimento, é indispensável que o empresário opte por coberturas adequadas aos perfis de seus colaboradores e estabeleça a parceria com uma empresa reconhecida pelo mercado.

Agora que você já sabe tudo sobre o plano saúde empresarial, que tal descobrir o que deve ser abrangido pela cobertura? Leia o nosso artigo sobre como funciona a cobertura de plano de saúde!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-