fbpx

Os 3 tipos de riscos patrimoniais que sua empresa pode enfrentar!

riscos patrimoniais
4 minutos para ler

Você sabe quais são os principais riscos patrimoniais aos quais a sua empresa está exposta todos os dias? Eles representam tudo aquilo que pode acontecer no local que gere danos ou prejuízos aos bens materiais e imateriais do negócio. Como gestor, é fundamental que você os conheça, a fim de saber como agir para impedi-los e minimizar seus impactos caso algum deles venha a se concretizar.

Quer saber quais os perigos que a sua empresa está correndo e como fazer para evitá-los? Confira as dicas que vamos mostrar aqui, neste artigo!

1. Riscos de crimes

A incidência de crimes é um fator que preocupa toda a população de uma forma geral. Eles acontecem em qualquer lugar: nos transportes, na rua e dentro das empresas. Existem duas situações que são mais comuns no cenário empresarial, como veremos a seguir.

Furtos e roubos

Os noticiários mostram situações de assaltos, furtos e roubos quase todos os dias. São bandidos que levam o dinheiro dos caixas e que muitas vezes o fazem de forma tão discreta que nem sequer são notados. Nem sempre a presença de câmeras e outros dispositivos é suficiente para evitar os prejuízos.

Corrupção interna

A corrupção interna acontece quando o crime é cometido pelos próprios funcionários, que se aproveitam de seu acesso para cometer os delitos. Por mais confiáveis que eles pareçam, o ideal é sempre contar com um plano de resguardo.

2. Riscos físicos

Os riscos de natureza física são aqueles que geram danos aos equipamentos e construções pertencentes à empresa, tais como à sede administrativa e aos galpões. Os principais são causados por incêndios ou por defeito nos equipamentos.

Incêndio

O incêndio pode ser criminoso ou acidental. Seja qual for, ele é capaz de destruir todo o patrimônio de uma empresa, que levou décadas para ser construído, em questão de algumas horas.

Danos em equipamentos

Todo tipo de equipamento está sujeito a danos que podem acarretar a indisponibilidade para o uso. Pode ser uma pane elétrica, a queima de algum componente ou até mesmo um acidente causado por uma queda ou esbarrão. O ponto fundamental da questão é que, durante o tempo em que ele fica parado, sua empresa pode deixar de faturar um valor significativo.

3. Riscos ambientais

No Brasil, os principais riscos ambientais são provenientes das chuvas. Os raios podem causar incêndios e a queima de aparelhos eletrônicos. Já o granizo pode danificar telhados, janelas e até os veículos estacionados no pátio. Além disso, a falta de um sistema eficaz de drenagem pode resultar em inundações e mais prejuízos.

A saúde financeira de uma organização depende de um levantamento desses riscos e da elaboração de um plano de prevenção e de contingência. Algumas ações, como o cumprimento de normas de prevenção dos bombeiros e a instalação de equipamentos de segurança, ajudam a reduzir as chances de que eles se concretizem.

Mas é importante contar também com um bom plano de seguro. Afinal, mesmo diante de todos os cuidados recomendados, os riscos patrimoniais ainda existem e podem se concretizar. A apólice vai garantir que o negócio se recupere de forma mais rápida e que as perdas sejam menos impactantes.

Você conhecia todos os riscos que listamos? Que tal se manter sempre atualizado em relação ao assunto? Siga a Cible no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossas publicações!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-