fbpx

O que é gestão de frotas e qual a sua importância para a empresa

gestão de frotas
4 minutos para ler

A qualidade e a produtividade de uma operação logística estão associadas à gestão de frotas, tanto em empresas de transporte quanto em empresas de outros ramos, que dependem de veículos próprios para fazer negócios.

Sendo assim, o sucesso das operações de uma companhia que possui automóveis, motocicletas ou caminhões depende de uma boa condução das atividades de gestão de frota.

Por isso, este post visa conceituar de forma acessível esse tipo de gestão e demonstrar em poucas palavras por que ela é tão importante. Acompanhe!

O que é gestão de frotas?

Na prática, a gestão de frotas é o conjunto de procedimentos que representa o cuidado da empresa com a vida dos condutores, com os veículos utilizados e com os processos administrativos envolvidos.

Com relação aos condutores, são observadas a sua acuidade visual, suas demais características de saúde, o prazo de validade da carteira nacional de habilitação, a quantidade de horas diárias aplicadas à direção, entre outras coisas.

Já com relação aos veículos, a gestão é direcionada às rotas cotidianas, às manutenções preventivas e corretivas, ao monitoramento do veículo, à proteção contra roubos e furtos etc.

No tocante aos processos administrativos, a preocupação recai sobre a execução de tarefas rotineiras — como as que veremos adiante — que permitem à empresa obter lucro nas suas operações logísticas, principalmente diante dos altos custos presentes no ambiente de transportes.

Qual a importância e os benefícios da gestão de frotas?

Depois das despesas com pessoal, a área de logística figura entre as mais custosas de uma empresa. Se uma atenção especial não for dedicada a essa área, a lucratividade das operações da organização será prejudicada.

Nesse sentido, a condução correta dos processos internos facilita o bom andamento das atividades de gestão e torna possível tanto a redução de custos operacionais quanto o consequente aumento da competitividade da empresa.

Os efeitos positivos da boa gestão de frotas vêm em dominó: à medida que se tem redução de custos e ganhos de competitividade, os níveis de serviço também melhoram (diante dos clientes internos e externos), assim como a produtividade do setor de transportes da empresa de modo geral.

Como algumas práticas podem evitar riscos em frotas?

A comunicação na área de transportes é tão fundamental quanto o combustível que ajuda os veículos a andarem — podendo ser a comunicação da rota mais vantajosa, das necessidades de manutenções, do volume da carga a ser transportado ante a capacidade do carro etc.

Assim, outros procedimentos são necessários para uma gestão de frotas eficiente:

  • treinar condutores;
  • vistoriar a frota diariamente;
  • planejar manutenção preventiva;
  • registrar todas as ocorrências de trânsito;
  • provisionar recursos para despesas com acidentes.

Eliminar definitivamente os riscos da operação de transporte é impossível, no entanto, os procedimentos listados acima ajudam a reduzi-los de forma significativa. Por exemplo, condutores, quando bem treinados quanto à direção defensiva e às tecnologias de monitoramento veicular, dirigem melhor e mais tranquilos. 

Do mesmo modo, estabelecer um checklist diário para vistoria dos veículos evita manutenções corretivas — que são bem mais caras que as preventivas. Os registros de eventuais ocorrências no transporte permitem à empresa identificar se têm sido frequentes ou isoladas e, então, assumir medidas para tentar eliminá-las.

Além disso, ter um orçamento dedicado aos custos com acidentes impede que a organização seja pega de surpresa e tenha suas operações severamente prejudicadas pela ausência temporária de um ou mais veículos.

Como destacamos, lidar com transportes requer investimentos elevados. Nenhuma empresa desse ramo, portanto, deve adiar os cuidados com a gestão de frotas, mas sim aperfeiçoá-los cada vez mais, por meio de tecnologias e de seguros, por exemplo.

Visto que você se interessa por assuntos que vão na direção do crescimento da sua empresa, que tal seguir a gente nas redes sociais? Estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-