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Não perca 4 práticas de Employee Experience para adotar na empresa

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4 minutos para ler

A valorização do capital humano é fundamental para o crescimento de qualquer empreendimento. Os setores de RH têm desenvolvido novos conceitos e práticas capazes de melhorar a experiência do colaborador e impulsionar o desenvolvimento da empresa, por exemplo, a Employee Experience.

Mas, você sabe do que se trata Employee Experience? Quer descobrir quais são as melhores práticas para sua empresa? Veja, neste artigo!

Entenda o que é a Employee Experience

Proposto por Kaveh Abhari e explorado posteriormente por outros pesquisadores, a Employee Experience (experiência do funcionário) pode ser compreendida como uma abordagem ou um método de gestão que tem como objetivo acompanhar as percepções e experiências dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho.

Nesse modelo, toda a jornada do colaborador é acompanhada, desde a primeira interação com a empresa até seu desligamento, para promover engajamento do funcionário (employee engagement). Com isso, cria-se um ambiente colaborativo que possibilita a melhoria das condições de trabalho e o alcance das metas organizacionais.

Veja algumas dicas de Employee Experience

Como você pode perceber, a ideia de Employee Experience está intrinsecamente ligada à satisfação dos funcionários com a empresa. Confira algumas práticas para melhorar a experiência do colaborador e engajá-lo no trabalho. 

1. Ofereça um ambiente de crescimento

Oferecer bons salários é fundamental para atração e retenção de talentos. No entanto, a remuneração não é o único fator relevante. Atualmente, os colaboradores buscam valorização e oportunidades que propiciem o crescimento pessoal e profissional. Para isso, os gestores e empresários devem:

  • estimular o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades dos funcionários;
  • utilizar estratégias de gamificação;
  • delegar tarefas compatíveis com as competências do colaborador;
  • administrar os conflitos no local de trabalho;
  • adotar a política do feedback.

2. Pesquise o clima organizacional

Conhecer o clima organizacional é essencial para identificar quais medidas devem ser tomadas para melhorar as relações entre colaboradores e empresa, além de otimizar o ambiente de trabalho. Por isso, é importante observar a interação dos funcionários e, claro, ouvir suas opiniões acerca dos processos internos.

3. Descentralize as tarefas

Além de ser um empecilho à agilidade dos processos, a centralização das tarefas contribui para a desmotivação dos colaboradores. Afinal, ter que solicitar autorização à chefia para tudo é extremamente desgastante.

Nesse cenário, a delegação de tarefas é uma aliada dos gestores e do desenvolvimento da empresa. Quando o funcionário tem autonomia para desenvolver seu trabalho, ele consegue se integrar melhor à equipe e buscar soluções que contribuam para o aprimoramento dos processos e crescimento da empresa.

4. Promova saúde e bem-estar

É obrigação do empregador zelar pela segurança e saúde do trabalhador. Para isso, é preciso ir além das medidas de segurança estabelecidas pela legislação trabalhista e incentivar os funcionários a adotarem práticas que contribuam para o seu bem-estar.

A empresa pode, por exemplo, investir em ações educativas (palestras, panfletos etc) sobre assuntos relacionados à saúde, oferecer descontos em academias e, claro, fornecer um plano de saúde e odontológico de qualidade.

Certamente, você percebeu que as práticas de Employee Experience buscam melhorar a satisfação, o engajamento e o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho. Nesse contexto, o setor de Recursos Humanos da empresa tem um papel fundamental, já que é um dos responsáveis pela elaboração e aplicação de estratégias compatíveis com as necessidades e potencialidades de cada profissional.

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