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Como um seguro pode evitar doenças ocupacionais na sua empresa?

doenças ocupacionais
6 minutos para ler

As doenças ocupacionais devem ser uma das principais preocupações dos gestores das empresas. Afinal, elas representam riscos à saúde dos colaboradores e prejuízos financeiros ao negócio. É importante estar preparado para evitá-las e combatê-las de forma adequada, proporcionando mais qualidade de vida aos funcionários e segurança à empresa.

Você sabia que é possível minimizar esse problema com a ajuda de um seguro e de um plano de saúde? Confira todos os detalhes neste artigo!

Quais doenças são consideradas ocupacionais?

As doenças ocupacionais são aquelas que surgem em decorrência das atividades executadas pelo indivíduo em sua rotina de trabalho. Grande parte delas podem ser evitadas com o uso de equipamentos de proteção ou técnicas específicas de operação, que minimizem os danos causados ao corpo.

Cada tipo de profissão está atrelada ao risco de desenvolver um tipo de doença diferente. Tudo depende do que é exigido do indivíduo e a quais agentes externos ele fica exposto ao longo da sua jornada de trabalho habitual. Vamos listar abaixo os exemplos mais recorrentes e suas causas, acompanhe.

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Dermatose ocupacional

As dermatoses ocupacionais são doenças que acometem a pele do trabalhador. Existem várias condições consideradas nesse grupo, entre elas:

  • dermatite de contato;
  • infecções ou ulcerações na pele;
  • câncer de pele.

Essas doenças surgem pelo contato direto com agentes nocivos, que podem ser produtos de limpeza, graxa, óleos ou qualquer outra substância que, em contato com a pele, provoque uma reação alérgica ou indesejada.

Asma ocupacional

A asma ocupacional é caracterizada pelo estreitamento dos canais respiratórios, que gera dificuldade na respiração e na absorção do oxigênio pelos pulmões do trabalhador. Ela é causada pela exposição a partículas de poeira, fuligem ou agentes tóxicos muito comuns em empresas que trabalham com algodão, madeira, borracha e linho.

LER / DORT

A LER — Lesão por Esforço Repetitivo — é uma das doenças ocupacionais mais conhecidas da população. Ela teve uma grande expansão de casos derivados do surgimento das profissões de datilógrafo e digitador. Ela é causada pela repetição contínua e persistente de movimentos, principalmente das mãos e punhos, gerando desgastes e inflamação nessas articulações. A LER causa dor e limitação nos movimentos.

Já a DORT — Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho — abrange um grupo mais amplo de doenças que também são causados pela sobrecarga das articulações. Nesse caso, elas compreendem não apenas a repetição de movimentos, mas também a intensidade e o peso envolvidos na atividade profissional.

As mais frequentes são:

  • bursites;
  • mialgias;
  • dedo em gatilho;
  • tendinites;
  • dores crônicas.

Surdez temporária ou permanente

Os problemas de surdez ocupacional são muito graves e cada vez mais comuns. Eles surgem da exposição ao barulho muito alto ou por tempo prolongado. É o caso de motoristas de ônibus e caminhões, trabalhadores em canteiros de obras e profissionais envolvidos com a música, por exemplo. Os danos causados ao sistema auditivo são, geralmente, irreversíveis. Por isso, além da prevenção, é importante manter um acompanhamento mais frequente para identificar possíveis alterações quanto antes.

Perda de visão parcial ou total

A perda da visão parcial ou total, relacionada à atividade do colaborador, pode ser adquirida de forma acidental ou gradual. Os acidentes ocorrem pela falta do uso de equipamentos de proteção, como óculos e capacetes. Na construção civil, não são raras as situações envolvendo pregos e outros materiais pontiagudos.

Além dos acidentes, algumas atividades expõem os olhos à luz intensa, tais como o processo de soldagem, a proximidade com grandes caldeiras industriais e a exposição ao sol o dia todo, como acontece com salva-vidas.

Quais métodos de prevenção são eficazes?

Para evitar que alguma dessas doenças se manifestem nos trabalhadores da sua empresa, existem duas ações essenciais, como explicaremos melhor a seguir.

Tenha um programa de SST

Uma área de SST — Saúde e Segurança do Trabalho — é responsável por garantir o cumprimento de todas as normas de segurança do trabalho e pela prevenção de doenças e acidentes em uma empresa. Entre suas atribuições, estão:

  • criação e acompanhamento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e da brigada de emergência;
  • acompanhamento dos exames periódicos;
  • controle de absenteísmo;
  • controle do uso de EPI’s (equipamentos de proteção individual).

Acompanhe os indicadores dessa área

Muitas empresas erram em ter um programa de SST apenas para cumprir exigências legais. É muito importante acompanhar os indicadores dessa área, pois eles mostram tendências relevantes, como um possível surto de uma doença que esteja causando vários afastamentos. Por meio da análise desses dados, é possível tomar providências mais estratégicas e preventivas, que ajudem a minimizar problemas futuros ou até mesmo a evitá-los de forma definitiva.

Por que um seguro empresarial pode ajudar?

O seguro empresarial de responsabilidade civil é uma garantia que o empregador oferece ao trabalhador em casos de acidentes e demais eventualidades. Ele ajuda a minimizar os impactos financeiros relacionados ao tratamento da doença e ao período de afastamento das atividades.

Qual a importância de um plano de saúde empresarial?

O plano de saúde é uma forma de manter um acompanhamento mais eficiente e consistente da saúde dos colaboradores. Ele facilita a investigação de possíveis problemas mediante os primeiros sinais. Com isso, a doença é diagnosticada mais precocemente, tornando seu tratamento mais eficaz e reduzindo suas chances de evolução.

Além disso, o plano de saúde ajuda a proporcionar mais satisfação e qualidade de vida aos familiares dos funcionários. Para aqueles que têm filhos pequenos, esse é um fator diferencial na hora de escolher em qual empresa trabalhar.

Na Cible Seguros, você pode contratar tanto o seguro empresarial quanto o plano de saúde para os seus colaboradores. Além disso, nossa empresa conta com diversas outras opções de seguro para cada tipo de situação, como o seguro de veículos, de transporte e o de responsabilidade de executivos.

Agora que você já sabe da importância de conhecer e controlar os riscos das doenças ocupacionais, não perca mais tempo e aplique algumas das dicas que demos neste artigo em sua empresa. Os seus funcionários ficarão mais seguros e o seu negócio só tem a ganhar.

Precisa de ajuda? Entre em contato e marque uma conversa!

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