fbpx

Confira 7 melhores benefícios para colaboradores

benefícios para colaboradores
6 minutos para ler

Atualmente, as empresas têm se preocupado cada vez mais com o clima organizacional, a satisfação dos funcionários e a retenção de talentos. Por isso, as instituições investem em práticas de endomarketing (políticas internas que visam melhorar a imagem da instituição perante os funcionários) como os benefícios para colaboradores.

Cabe ressaltar que, além dos determinados pela legislação trabalhista, existem inúmeras outras benesses que podem ser concedidas pelas empresas. No geral, elas ajudam na redução dos níveis de absenteísmo e turnover, contribuem para a construção de um bom clima organizacional, para a retenção de talentos e aumento da produtividade.

Pensando nisso, preparamos este post para você com 7 benefícios que a sua empresa pode oferecer para garantir uma melhor qualidade de vida aos colaboradores e a satisfação no ambiente de trabalho. Confira!

1. Vale-alimentação e/ou vale-refeição

O vale-refeição possibilita ao colaborador fazer refeições em lanchonetes, restaurantes, padarias, bares etc. Seu valor deve ser calculado com base no preço médio da refeição na região em que o funcionário desempenha suas funções. Já o vale-alimentação concede ao empregado o direito de fazer compras em supermercados, hortifrutis, padarias e similares. Além disso, em regra, ele pode ser utilizado para o pagamento de refeições.

Apesar de não serem obrigatórios por lei, algumas convenções e acordos coletivos estabelecem que o empregador deve fornecer auxílio-alimentação (seja o vale-alimentação, seja o vale-refeição). Por isso, é importante ficar atento às normas coletivas da categoria profissional.

Mesmo nas hipóteses em que não há obrigatoriedade, é interessante que a empresa forneça o auxílio ao colaborador, pois ele contribui para a atração de funcionários qualificados (normalmente, o profissional analisa os benefícios concedidos pela instituição antes de aceitar a proposta de trabalho), retenção de talentos e satisfação dos trabalhadores.

2. Vale-cultura

Consiste no benefício em que a empresa fornece ao colaborador determinada quantia para ser gasta com atrações culturais, como teatros, shows, cinemas, exposições de arte etc. Além de ser um incentivo aos programas culturais, ele contribui para a melhoria da qualidade de vida do funcionário ao propiciar lazer e momentos de descontração, o que é fundamental para que o colaborador desempenhe suas atividades da melhor forma possível.

Assim como no auxílio-alimentação, a Consolidação das Leis Trabalhistas não prevê a obrigatoriedade da concessão de vale-cultura. No entanto, cabe lembrar que ele pode estar previsto em uma norma coletiva. Por isso, é importante ficar atento aos informes dos sindicatos das categorias profissionais.

3. Auxílio-creche

Não é incomum que os trabalhadores tenham dificuldades para continuar desempenhando suas atividades laborais após terem filhos, principalmente nos primeiros anos de vida da criança. Em muitos casos, os gastos com a contratação de um babá ou com mensalidades de uma escola infantil ultrapassam o orçamento familiar. Nesse cenário, o auxílio-creche é um diferencial nas empresas.

Essa benesse pode ser oferecida de muitas formas. Além da possibilidade de criação de um espaço interno para que os trabalhadores possam deixar as crianças, as organizações podem fazer convênios com creches e escolas, bem como conceder auxílio financeiro aos funcionários para a cobertura de gastos com isso.

4. Bolsas de estudos

Ofertar bolsas de estudos (destinadas à graduação, especialização, pós-graduação ou cursos específicos) também é uma excelente opção para qualquer empresa. Afinal, o valor investido na qualificação dos funcionários é revertido rapidamente para o negócio, que passa a oferecer melhores produtos e serviços aos seus clientes.

Além das bolsas de estudos (integrais e/ou parciais), as organizações podem investir em cursos internos de capacitação e aulas sobre temas específicos que tenham relação com as atividades desenvolvidas pelo empregado e com os valores da instituição.

5. Plano de saúde

Outro benefício muito valorizado pelos colaboradores é o plano de saúde, uma vez que qualquer pessoa está suscetível a sofrer lesões ou contrair alguma enfermidade — nessas horas, nada melhor que contar com uma boa assistência para tratamentos médicos. Existem diversos tipos de planos no mercado (ambulatorial, hospitalar sem obstetrícia e hospitalar com obstetrícia). Cada um deles oferece coberturas diferentes. Assim, cabe ao contratante escolher qual opção atende melhor as suas necessidades e anseios.

Vale ressaltar que, embora o colaborador tenha a possibilidade de contratar um plano individual, na maioria das vezes, o ofertado pela empresa é mais atrativo (ainda que haja desconto na folha de pagamento), sobretudo porque as seguradoras costumam oferecer planos coletivos com o preço bem mais em conta que o individual.

6. Plano odontológico

Alguns planos de saúde (coletivos ou individuais) oferecem coberturas para tratamentos odontológicos. Nos casos em que a assistência dentária não está incluída, o empregador pode oferecer ao colaborador o plano de assistência odontológica. Na hora de escolher, é importante atentar para as coberturas contidas na apólice. O ideal é que ela abarque todos os procedimentos necessários para manutenção da saúde e estética bucal.

7. Seguro de vida

É um benefício contratado pelas empresas para garantir proteção financeira aos seus colaboradores e aos familiares dele, nos casos de infortúnios. No geral, a cobertura principal desse tipo de apólice é a morte (natural ou acidental). No entanto, tem se tornado comum as seguradoras ofertarem planos que incluem cobertura por sobrevivência, doenças graves, incapacidade temporária, invalidez por acidente, invalidez laboral decorrente de doença etc.

Apesar de a CLT não estipular a obrigatoriedade de seguro de vida para funcionários, algumas categorias profissionais têm o direito a esse benefício garantido nas convenções e acordo coletivos. É o caso dos trabalhadores da construção civil, do setor de hotelaria, das confeitarias, dos restaurantes e bares, motoboys etc. Assim, para saber se a sua empresa tem a obrigatoriedade de fornecer esse seguro, o ideal é consultar o sindicato da categoria.

Como você pode perceber, existem inúmeros tipos de benefícios para colaboradores. No geral, eles contribuem para melhoria da qualidade de vida, do ambiente organizacional e dos resultados da empresa.

Antes de contratar alguma benesse, contudo, você deve analisar as possibilidades disponíveis no mercado e escolher a que mais se adapta aos seus anseios. O ideal é contar com os serviços de corretoras reconhecidas no mercado e que ofereçam segurança e atendimento personalizado, como a Cible Seguros.

Gostou deste post sobre benefícios para colaboradores? Quer saber mais sobre as vantagens que você pode oferecer a eles? Então, confira nosso site!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-