fbpx

Afinal, como evitar que os riscos ocupacionais aconteçam na empresa?

riscos ocupacionais
4 minutos para ler

Promover o bem-estar e a segurança dos trabalhadores é essencial para que o empreendimento atue em consonância com as exigências legais e mantenha a produtividade desejada. Para isso, é indispensável conhecer os riscos ocupacionais e saber como reduzi-los.

Mas você sabe o que são riscos ocupacionais? Conhece quais são e o que fazer para reduzi-los? Confira, neste post!

Entenda o que são os riscos ocupacionais

Os riscos ocupacionais são aqueles relacionados ao ambiente de trabalho, ou seja, são os riscos aos quais os trabalhadores estão submetidos durante a execução de suas atividades profissionais. Geralmente, eles estão associados à altura, temperatura, ruídos e diversos outros fatores capazes de comprometer a segurança e a integridade do trabalhador.

Os riscos decorrentes do ambiente de trabalho não estão limitados à possibilidade de acidente, lesão ou morte. Eles também são entendidos como fatores que podem gerar doenças e sofrimentos psicológicos nos colaboradores, como ansiedade e estresse. Portanto, nem todo risco ocupacional pode ser facilmente constatado. Esse é o caso, por exemplo, dos riscos ergonômicos comuns aos escritórios. 

Para garantir a segurança e a saúde no ambiente de trabalho, foram criadas 36 Normas Regulamentadoras (NR’s). Obrigatoriamente, elas devem ser observadas e cumpridas pela empresa, já que quando desrespeitadas elas podem gerar ao empregador penalidades previstas na legislação.

Conheça alguns riscos ocupacionais

Cada atividade profissional tem seus riscos ocupacionais. Por isso, o Ministério do Trabalho e Emprego delimitou os 5 grupos de riscos — classificados por cores — a fim de controlar os acidentes e promover a segurança dos trabalhadores. Os riscos são:

  • físicos: contato do trabalhador com radiação, pressão atípica, ruído e exposição à umidade, frio e calor;
  • químicos: presença de gases, poeiras, produtos químicos, vapores e demais substâncias tóxicas no ambiente de trabalho;  
  • biológicos: contato com vírus, bactérias, materiais não esterilizados, fungos e outros extratos biológicos capazes de causar doenças;
  • ergonômicos: monotonia e repetição de ações, postura de trabalho imprópria, jornada de trabalho exaustiva ou noturna e outras situações que geram estresse psicológico ou físico são considerados riscos ergonômicos;
  • acidentais: riscos decorrentes do uso de ferramentas, máquinas ou perigos do ambiente, assim como negligência quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Saiba como reduzir os riscos ocupacionais

Certamente, a principal maneira de reduzir os riscos ocupacionais é promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras. Além das disposições específicas para cada tipo de atividade, empresas e colaboradores devem atuar em conjunto para prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Veja algumas formas de reduzir os riscos ocupacionais!

Utilização de EPI’s

O uso de equipamentos de proteção individual é obrigatório sempre que o trabalho desempenhado pelo trabalhador o expõe a condições prejudiciais à sua segurança ou à sua saúde. Eles devem ser utilizados corretamente e apresentar estado de conservação e qualidade compatível com a natureza da atividade. Cada função exige a utilização de um tipo específico de equipamento, assim como a observância de sua NR correspondente.

Treinamento e capacitação

O conhecimento e o desenvolvimento de habilidades necessárias à segurança durante a execução do trabalho são grandes aliados na prevenção de acidentes. Oferecer treinamentos necessários é uma exigência legal e uma das formas mais eficientes de garantir a produtividade sem comprometer o bem-estar e a saúde do trabalhador.

Sinalização dos ambientes

A sinalização de segurança no ambiente de trabalho é indispensável à redução dos acidentes, organização das atividades e circulação dos funcionários. Alterações no ambiente e perigos devem ser informados para que os trabalhadores adotem os cuidados necessários. Basicamente, existem 4 tipos de sinalizações a serem adotadas: obrigação, perigo, emergência e aviso.

Como você percebeu, seguir as NR’s é fundamental para reduzir os riscos ocupacionais, zelar pela saúde do trabalhador e evitar problemas com os órgãos fiscalizadores. Além disso, é dever do funcionário seguir as determinações e contribuir com a empresa para evitar os acidentes e as doenças ocupacionais.  

Agora que você já sabe como prevenir esses riscos, confira como um seguro pode evitar as doenças ocupacionais na sua empresa!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-